Friday, October 13, 2017

Dicas para acabar com melasma no rosto

Você tem melasma no rosto e não sabe o que fazer para se ver livre dele? Sabemos que essas machas incomodam, pois afeta a aparência mexendo com a auto estima, mas existe solução, basta que a pessoa se dedique ao tratamento de maneira adequada.

São chamadas de melasma, manchas escuras simétricas que surgem em áreas do rosto, como a testa, bochechas e queixo. Historicamente, esse foi considerado um transtorno de hiperpigmentação que afetava mulheres que passavam por mudanças hormonais.

como clarear manchas no rosto

Hoje, especialistas entendem que esse problema é ainda mais complexo do que isso. Enquanto pesquisas são feitas para encontrar a causa exata, as teorias atuais sugerem que, além das alterações hormonais, a gravidez, a exposição aos raios solares e a genética são os principais fatores que influenciam no surgimento das manchas.

A relação do melasma com a gravidez

A gravidez é um momento onde você pode esperar o inesperado, além da variedade de mudanças de pele que uma mulher pode sentir durante esse período, certo grau de hiperpigmentação afeta quase todas as gestantes. No passado, esse transtorno era conhecido como “a máscara da gravidez”.

Embora tenha sido associado à gestação e ao uso de contraceptivo, uma nova pesquisa mostra que, em muitas pessoas, incluindo homens, é uma doença crônica que pode durar décadas. Isso porque o melasma é uma condição persistente, que requer visitas regulares ao dermatologista, bem como cuidados diários para eliminar as manchas.

Tratamento para acabar com o melasma no rosto

Os hormônios disparam essa condição continuamente, por isso o tratamento induzido por hormônio só deve começar depois que a mulher tenha terminado a amamentação ou alterado o medicamento contraceptivo. Durante a gravidez o tratamento é feito com filtro solar, ceramidas 3B e ácido glicólico.

A precaução é fundamental porque você pode agravar a pigmentação, desencadeando inflamações na pele. Outra recomendação para eliminar as manchas é usar diariamente produtos clareadores e realizar procedimentos estéticos a base de laser.

É importante também aplicar produtos antioxidantes, que tem a função de tratar e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Fórmulas caseiras geralmente são indicadas por familiares e amigos, mas tenha cuidado com a auto medicação, pois o ideal é consultar um médico especializado, que pode definir o melhor tratamento para o seu tipo de pele.

Não se desespere, melasma tem solução

Pelo fato de ser um problema altamente visível, causa um sofrimento significativo para a pessoa.

Isso reflete não só na aparência da pele, mas na qualidade de vida e felicidade do paciente. Esse problema pode ser revertido, basta que se cumpra todas as etapas do tratamento, conforme orientações médicas.

Depois de realizar corretamente o tratamento, geralmente o melasma desaparece em poucos meses, mas caso a mulher volte a engravidar ou consumir hormônios, as manchas podem reaparecer.

Segundo os médicos, a prevenção do melasma tende a ter um efeito positivo, tanto que ajuda a evitar o desenvolvimento de rugas mais profundas e o câncer de pele.

 

The post Dicas para acabar com melasma no rosto appeared first on DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA.

No comments:

Post a Comment